Friday, July 17, 2009

Adeus ao ferro!

Não conheço ninguém que goste de passar a roupa a ferro. Deve existir quem goste mas não conheço nem uma pessoa que retire prazer nessa tarefa chata e cansativa que é passar a roupa depois de lavada.

Descobri agora um método que me permite abolir quase totalmente essa tarefa da minha vida que passo a partilhar:

- Basta dobrar a roupa direitinha antes de enfiar na máquina se secar! Só isto!
A roupa sai impecável! Quase toda direitinha e pronta a arrumar!Há sempre uma ou outra peça que pode precisar de um jeitinho com o ferro mas mesmo assim o ferro quase não é ligado! Isto funciona para tudo...tshirts, calças, toalhas, lençóis, etc, etc!

Esta dica só resulta para quem tenha máquina de secar, quem estende pode sempre tentar estender a roupa o mais direito possível. Já me falaram em dobrar a roupa ao colocar na máquina de lavar mas isso nunca experimentei porque tenho medo que não fique bem lavada.

Para quem acha que deve passar a roupa a ferro para que o quente do ferro mate os micróbios deixo também o aviso...não esterilizem tudo que os miúdos precisam de contactar com as coisas para ganhar imunidades! Só lhe faz bem! ;)

10 comments:

Karla said...

Lipa, eu dobro os lençóis (só os lençóis) antes de os meter na máquina de lavar e saem bem lavados :)

Mas olha, não estou a perceber bem como funciona isto; dobra-se a roupa antes de a meter na máquina de secar - mas a máquina de secar não "desdobra" a roupa outra vez? Explica lá melhor que eu hoje estou um bocadinho loira :P

Lipa said...

Karla: desbobra um pouco sim, a roupa não sai dobrada da máquina! LOL Mas sai sem vincos que é o mais importante! Quando acaba a secagem volto a dobrar a roupa para ficar direitinha mas vem sem "gelhas" (nao sei se se escreve assim). Ainda ontem comprovei coloquei uma tshirt do P. que veio toda vincada depois da lavagem bem dobradinha na máquina de secar e saiu sem um vinco! Pelo menos na minha máquina funciona garanto-te!

Karla said...

E dobras assim como se fosses guardar, certo?

Lipa said...

Certo! Dobro tal e qual como se fosse arrumar no roupeiro ;)

Flores said...

É uma excelente ideia. Duvido de que funcione comigo. Eu deixo a roupa a lavar durante a noite, por causa da tarifa bi-horária, e, de manhã, qdo a coloco na máquina de secar já está um bocadinho engelhada. Mas vou experimentar nas máquinas feitas durante o dia.

Lipa said...

Tb deixo a lavar à noite e faço sempre isto na mesma! Claro que se conseguires colocar logo após a lavagem é o ideal mas fica sempre melhor dobrada mesmo se ficou na máquina de lavar uns tempos ;)

catarina campos said...

Eu também dobro a seguir a tirar da máquina de secar, mas enfio lá para dentro sem dobrar nada e já tudo meio seco. Meto uma peça de cada vez e dou uma boa sacudidela (aliás faço isso quando a tiro da máquina de lavar). Desde que dobre assim que acaba a máq. de secar e a roupa sai a ferver, fica direitíssima. Hum e acho que os turcos é mesmo como ficam mais fofos, sem passar pelo ferro, só uma passagem no secador de roupa.

Lipa said...

Catarina: como deixo a secar durante a noite de manhã quando a vou tirar já está fria por isso a dobragem depois já não funciona, por isso dobro antes e assim fica impecável mesmo horas depois de acabar de secar ;)

Anonymous said...

ygi

Anonymous said...

Ola, cheguei aqui através de outro site e adorei, estou fã. Quero dar o meu contributo para o abolimento do ferro. Somos 5 cá em casa, incluindo 3 pequenotes (um com 9,outro com 3 e o mais pequenote com 2 meses). Eu não engomo nada!Só quando vamos a festas e é mesmo necessário, caso contrário não.
Somos muito práticos no dia-a-dia (t-shirts, pólos, calças de ganga e fatos de treino para os miúdos).
Tenho 3 segredo, que inveja as minhas amigas (que até cuecas e soutiens engomam - loucas!).
Aqui ficam eles:
ponho a roupa normalmente na máquina, mas quando a retiro, sacudo-a muito bem; como não moro em apartamento, tenho um estendal enorme, ponho a roupa o mais aberta possível e por fim coloco tudo em cabides, depois é só apanhar e dobrar logo para pôr nas gavetas.
Espero ter ajudado, Patrícia