Tuesday, July 28, 2009

Contributo das leitoras #14

A Joana diz:





Gosto muito do vosso blog e queria mandar uma dica. Dou-a sempre aos meus amigos mas ninguém me leva a sério. Talvez com fotos seja diferente. Vou ter o 3º filho para o mes que vem, estas fotos são do primeiro.

Quando o Pedro nasceu vivíamos num T2 só com uma casa-de-banho minúscula. Tinha uma banheira de bebé emprestada que encaixava na banheira de adulto, mas so a utilizei 1x porque achei muito pouco prático. E depois, só com uma casa de banho para 3 era ter que pôr a secar a banheira do bebe dentro da nossa e tirar quando quiséssemos tomar banho, não sei bem para onde. Nunca estava nada arrumado.

Podem ver na foto o primeiro banho na maternidade, dado pela enfermeira. Foi numa espécie de lavatório. Então optámos por fazer o mesmo lá em casa (podem ver as outras 2 fotos). Demos sempre, enquanto cabem, banhos aos bebes no lavatório. Fica a uma boa altura para quem está a dar banho e não faz doer as costas por estarmos curvados. Pode dar-se em agua parada ou, caso queiramos agua corrente, fazer o balanço entre o debito da torneia e de saida do lavatório (aqui ter cuidado por causa das variações de temperatura).

Como podem ver pela foto ele esta perfeitamente feliz e numa das fotos até adormeceu. Poupa-se um trambolho em casa e nas viagens e pode-se fazer o mesmo ate em casa de amigos, caso haja algum acidente para fora das fraldas, sem transtorno de maior para os anfitriões.

Lá pelos 4 meses deixam de caber aqui passo-os para a banheira de adultos com um daqueles suportes tipo cadeira de praia mas em turco da Bebe Confort. E isto dura até se sentarem bem e poderem sentar-se na banheira de adultos e tomar banho em conjunto com os irmãos, na brincadeira. Antes desta fase das brincadeiras no banho sempre optamos por banhos rápidos e de chuveiro (com ou sem banheira previamente cheia, dependendo do frio). É bom para se habituarem a alguma agua nos olhos quando se lava a cabeça. E evitam-se fitas nos balneários da piscina por estarem habituados ao chuveiro.

Agora temos uma casa com 3 casas de banho e para o bebé que aí vem vou fazer o mesmo, apesar de já ter espaço para a banheirinha.


Nota: Joana, publiquei as fotos conforme as enviaste. Se quiseres que as retire é só dizer :)

8 comments:

SweetPie said...

Eu ja dei banho á minha princesa no lavatorio da casa de ferias pq aqui a cabeça de vento, esqueceu-se da banheira. Para desenrascar naquele dia tudo bem, mas nao fiquei muito segura...
1. Torneiras- devem ser tapadas com uma toalha, mas mesmo assim incomodas e pode bater á mesma com os bracinhos e cabeça.
2. A água, mesmo pondo pouca, vinha sempre um pouco para fora.(A casa de banho ficou toda molhada"...
3. Mesmo que o lavatorio seja espaçoso, não é tão confortavel para o corpinho do bebe...È duro e nada confotavel.
RESULTADO: Jurei para nunca mais e no dia a seguir fomos comprar uma banheirinha.
Mas esta foi, a minha humilde experiencia...vale o vale.
Jokas

Hadassah said...

eu uso um suporte de plástico tipo cadeira todo ergonómico que se coloca directamente na banheira, desde os 2 meses e é fantástico (custou 9€ no intermarchê). A história das banheiras móveis é uma perca de tempo e uma trabalheira.

Unknown said...

As fotos podem ficar, ele vai ficar mto orgulhoso de se ver.

Pois, suponho que dependerá do tamanho do lavatório, é verdade. Mas para nós nunca houve acidentes nem casa de banho molhada (há bem mais agora, com as bricadeiras com o duches, de 2 miudos de 5 e 3 anos; esfregona todos os dias...). E damos também banhos muito rápidos: 5 minutos máximo.

Cláudia said...

Já várias pessoas me falaram desse método, mas sinceramente só depois de experimentar é k tiro ilações, fica a a ideia ;)

p.s.- Passe no meu blog, há lá um miminho para este blog :)

Beijocas larocas

Cláudia

Mãe da Rita said...

Pois eu também dei banho à minha jeitosa enquanto coube no lavatório mas em duche, como faziam na maternidade: primeiro o corpo, depois a cabeça, tudo rápido. A Água vem sempre à mesma temperatura e não há perigo de pregar com a cabeça do bebé nas torneiras. Claro que depende do fornecimento de água quente de cada um. Depois, tive uma banheira com suporte, óptima para as costas, com uma espécie de cadeira turca da Pré-Natal, que trazia dois panospara ir mudando (não havia suportes de plástico à venda na altura). O que sei é que as costas agradeceram...

Lúcia said...

Também o fiz nas viagens, em casa usava a banheira de colocar na nossa e ai aos 8 meses passou para a nossa banheira c o suporte para estar sentada q ainda n se aguentava bem.

S said...

Como eu comprei uma banheira com um suporte, a altura fica boa e não há água por fora (muita...).
O que utilizei muito em férias e em casa de familiares ou amigos eram alguidares grandes.
Mesmo depois de eles serem maiorzitos, cabem sentados e o banho corre às mil maravilhas.
Sofia

Unknown said...

isso foi também o que fizemos cá em casa :))))
Recomendo!