Friday, July 10, 2009

Mais sobre a escola

Por causa dum post da Cat publicado há uns anos no blogue "O meu filho e eu" (foi quando o R entrou para a primária...) em que ela perguntava ao mundo se e como se forravam os livros e como se marcava o material, surgiram dezenas de cometários com boas ideias que, resumindo e nominando, são:

Nádia - Os livros convém forrar com papel autocolante transparente. Marcam-se com etiquetas autocolantes (há giras nas papelarias). Eu não marco nada do material, é responsabilidade deles manterem as coisas (claro que algumas coisas hão-de desaparecer). O papel autocolante de agora é uma verdadeira porcaria, enche-se de bolhas e não há maneira de as tirar.

Karla - Há uns kits forra-livros, cujas receitas revertem (na totalidade ou em parte) a favor da AMI ou outra organização do género... deixa cá ver... Chama-se Kit Salva-Livros (vê aqui: http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p8p64p425p427p430&l=1)
(mudei o link original que não funcionava)

Mãe - Forrei gramáticas, que os diccionários tinham sobre-capas.. marquei tudo com canetas de acetato com as iniciais deles - e eles perderam tudo na mesma, pelo que cheguei à conclusão que não adiantou muito.

KooKa - Os livros forram-se, claro, ou não passam da 1ª semana (falo por experiência minha...). As etiquetas com o nome podem ser personalizadas - desenham uns rectângulos (ou outros que tais), personalizam a coisa e escrevem o nome. Depois é só colar a etiqueta no livro ANTES de forrar.

Ana - Para as canetas, o mais prático são as canetas da BIC e dentro da parte transparente coloca-se um papel com o nome. Para os lápis, raspar um bocadinho da parte de fora com uma faca e escrever o nome. Outro grande truque, comprar tudo barato; o material menos giro não chama tanto a atenção (e desaparece menos).

Mana - Forrar os livros com papel vegetal BOM.

BekasC - Existem estiquetas estreitinhas para marcar lápis e marcadores.

Eu mesma - No primeiro ano não usam esferográficas. Os lápis de carvão não marco. Compro uns cem e devem durar o ano todo. Os lápis de cor e marcadores também não marco e reponho nos estojos ao fim de semana. Tudo o que se pode marcar faço com caneta de acetato e, especialmente na mochila e estojo ponho o meu telefone. Nos livros escrevo o nome na capa. Não forro com autocolante, que fica tudo mal... Forro com plástico transparente. As capas da AMI esgotarm no 1º dia mas nas papelarias há, baratíssimas, umas capas muito parecidas. Não dão grande jeito porque estão sempre a sair, só funcionam para os cadernos, que são mais "fininhos". Marcar a roupa toda, inclindo guarda-chuvas, bonés, chapéus, sapatos, etc.

Coloquem mais ideias nos comentários deste post que eu depois organizo o texto.

6 comments:

Karla said...

Espectáculo! No meu tempo tudo se forrava com papel autocolante, mas isso era a minha mãe que tinha (tem) imenso jeito e paciência. Gostei da ideia do papel vegetal, será que funciona? Parece-me muito mais fácil.

pekala said...

Por favor continuem!!!!

catarina campos said...

Alguns anos depois e muito livro e caneta e lápis marcado, conclusões: Livros e cadernos (que são todos os anos de capa preta e decorados com recortes de bonecos e super invejados pela turma toda) forrados de papel autocolante transparente e lápis, canetas, borrachas e tudo o resto marcado com o nome. Tirinhas de papel com o nome, tira de fita cola por cima. A diferença, diz a professora, é que quando se perdem, os do R. encontram-se sempre porque estão marcados. Portanto vale a pena.

Ana said...

Aqui tb encontram coisas bem interessantes.
www.labels4kids.com
Autocolantes para os sapatos, sapatilhas de dança, ténis, etiquetas com os nomes nomes para a roupa, sacos para ginástica. Tudo personalizado. Sou fa e garanto-vos q à conta disto nao tive este ano trocas de roupa, sapatos e sacos dela.

LP said...

Para forrar os livros, o ano passado comprei umas capas de plástico à medida dos livros escolares. São práticas mas só existem num tamanho, ou seja, não dá para os cadernos.

Quanto aos lápis, afias e borrachas, acabei por comprar por "atacado", baratinhos, que o miúdo perde tudo. Todos os dias levava material novo. Desisti de o marcar, claro.

Quanto aos lápis de cor e de cera, também comprei um monte e ia substituindo apenas os que se estragavam ou perdiam.

Ana said...

Descobri hoje este blog, muito interessante! Em relação aos livros forrados a papel autocolante transparente, aquilo que fazia para combater as bolhas de ar, era simplesmente com um alfinete furar a bolha, de preferência num canto da bolha, e passar os dedos de forma a que o ar saia pelo buraco feito pelo alfinete. Para quem não tem paciencia e para meninos mais velhos, podem sempre dar essa tarefa para eles!